Talvez você já tenha ouvido a palavra “ohana” no filme “Lilo e Stitch”. Os personagens deste filme infantil de animação falam repetidamente que “ohana significa família, e família significa que ninguém é deixado para trás ou esquecido”.
Embora esta mensagem possa ser muito reconfortante por si só, ohana tem um significado mais profundo na cultura nativa havaiana, uma tradição com laços estreitos com outros grupos polinésios em todo o Pacífico, incluindo os Maori da Nova Zelândia, Samoanos e Tonganeses.
Se você estiver visitando o Havaí, será útil aprender o máximo possível sobre a cultura das ilhas que só se tornaram parte dos Estados Unidos em 1959. Em vez de ser uma relíquia do passado, esta cultura nativa da Polinésia continua sendo valorizada no Havaí de hoje.
O conceito de Ohana
O conceito de ohana envolve mais do que parentes de sangue, pois significa desenvolver um senso de cuidado com todos os seres humanos.
Ohana está intimamente associada ao conceito de famílias que apoiam umas às outras. Tradicionalmente, os nativos havaianos tiveram famílias numerosas, com várias gerações permanecendo próximas.
Um aspecto do ohana significa garantir que ninguém da família fique para trás. Portanto, cultivar ohana envolve garantir que todos tenham o que precisam para sobreviver e viver bem. Este sentido de família inclui não só as crianças, mas também os mais velhos, que recebem muito respeito.
A planta Taro e a palavra havaiana Ohana
Ohana vem da raiz da palavra ligada à planta taro, uma parte vital da vida nas ilhas. “Oha” refere-se ao rebento da planta, que os havaianos cortam e replantam para cultivar mais plantas de taro na estação seguinte.
A palavra ana está relacionada à procriação e regeneração. As famílias planejam as futuras gerações de crianças enquanto se concentram em “Ohana”. As plantas de taro desempenham um papel significativo na compreensão havaiana do mundo. Por isso são tratadas com grande honra na sociedade havaiana e servem como alimento básico na dieta de muitas famílias.
Os nativos havaianos vêem essa planta como um parente ancestral cosmológico. De acordo com as crenças históricas havaianas, Wakea e sua filha deram à luz ao primeiro ser humano. No entanto, eles tiveram um filho chamado Haloa, que era uma planta de taro.
Assim Haloa cresceu no canto da casa de seus pais. A partir dessa lenda, os havaianos consideram a planta do taro uma espécie de irmão mais velho.
Famílias numerosas
Com ohana, o círculo familiar de parentesco se estende além do que os sociólogos chamam de família: mãe, pai e seus filhos. Na verdade, este termo abrange a família que se expande ao longo das gerações e pode até incluir pessoas que não são biologicamente relacionadas, como amigos e vizinhos.
Muitas famílias nas ilhas consideram que cuidar dos filhos é uma fonte de alegria. Muitos membros da família estão envolvidos nessa criação. Sendo assim, os mais jovens podem chamar os primos mais velhos de “tio” ou “tia” para mostrar a sua interligação.
Nas famílias havaianas, os avós costumam ajudar a cuidar dos netos. Tias e tios ajudam a criar seus sobrinhos e sobrinhas, e todos são ohana de alguém, sejam parte de uma família biológica ou apenas amigos.
Os nativos havaianos não tratam sua família como uma estrutura separada em sua vida cotidiana. Em vez disso, família, trabalho e diversão se interligam no ohana de alguém, sejam eles irmãos ou colegas de trabalho.
Tipos de Ohana
Há vários tipos de ohana, já que esse termo se estende a muitas partes da vida. Cada tipo de relacionamento traz benefícios e obrigações. Geralmente, a cultura espera que todos em um grupo familiar atuem de forma responsável, com integridade e apoiem-se mutuamente.
Por exemplo, uma pessoa pode fazer parte de vários ohana conectados a:
– Família biológica
– Família de trabalho
– Grupos ligados por atividades recreativas
– Família da igreja, entre outros.
Cada um desses grupos pode fornecer tipos diferentes de apoio em diferentes áreas da vida de uma pessoa. Dessa forma, os grupos sociais separados trabalham em conjunto para garantir que cada membro obtenha os recursos necessários para prosperar na sociedade. Portanto, ohana diz que a vida liga todos os membros de uma comunidade.
Muitos aspectos do ohana permaneceram inalterados. No entanto, em muitos aspectos, a cultura nativa adaptou este processo ao longo do tempo. Por exemplo, no passado, os havaianos muitas vezes davam o seu primogénito a um membro da família criar.
A rainha Liliʻuokalani, a última monarca do Reino do Havaí, foi adotada por seus pais. Embora a prática de adoção de crianças entre as famílias tenha mudado, isso demonstra a importância do ohana entre o povo havaiano.
Apoio emocional de Ohana
O princípio de ohana é o que une as pessoas e compromete as famílias a cuidarem umas das outras, tanto física como emocionalmente. Atender às necessidades emocionais de um membro e oferecer cuidados emocionais pode significar discutir um assunto sério, fornecer conselhos ou garantir que uma pessoa tenha apoio emocional em momentos difíceis de sua vida.
Maneiras de expressar Ohana como uma filosofia mais ampla
Existem muitas maneiras simples de demonstrar que os indivíduos compreendem a importância de ohana ou de cuidar uns dos outros. A história da raiz do taro também ilustra a estreita ligação familiar que os nativos havaianos sentem com o mundo natural, por isso não deve ser surpresa que ohana também se estenda a um conceito ambiental. Os indivíduos demonstram o seu respeito pela terra e pela família global, por exemplo:
– Garantindo que eles não poluam o meio ambiente.
– Pescando apenas o que eles precisam.
– Compreender que animais e pessoas compartilham pontos em comum.
– Obedecer às regras de trânsito para manter todos seguros.
– Aderir a estes comportamentos mostra que os indivíduos respeitam o seu ohana.
Outros termos havaianos
Você já deve ter ouvido falar da palavra aloha. Embora esta palavra possa significar “olá” e “adeus”, ela também tem significados mais profundos, assim como ohana.
Aloha pode se referir a compartilhar sua energia ou experiência com as pessoas ao seu redor, incluindo membros de sua família. Mahalo é o termo havaiano para “obrigado”.
Saiba mais: Programa Remada Jovem de Canoa Havaiana na Barra da Tijuca